
De origem francesa, o piso de porcelanato tornou-se uma opção muito utilizada no Brasil. Possui aspecto estético agradável, sofisticação e praticidade.
É um tipo de revestimento cerâmico fabricado com tecnologia, pode ser rústico ou ter brilho. O piso de porcelanato é muito resistente e traz muitas opções de cores, texturas e tamanhos.
O porcelanato é um piso nobre feito com massa de porcelana, com absorção de água quase nula, por volta de 0,01% a 0,02 %. Possui a mais alta das resistências ao impacto entre todos os produtos do universo cerâmico (a mais alta carga). O porcelanato é produzido em temperaturas elevadas, por volta de 1250 ºC, com prensas hidráulicas de altíssima pressão, com massas ricas em feldspato e fundentes nobres, com moagem muito fina e uma sinterização total: a porcelanização.
É de fácil instalação, principalmente porque suas peças são de grandes formatos – a partir de 45 cm x 45 cm – e as juntas são pequenas, evitando acúmulo de sujeira.
Vantagens: Como é feito de uma massa única, se desgasta por igual – sem descascar, como pode acontecer com a cerâmica – e tem baixa absorção de água, sendo difícil manchá-lo. É indicado para pisos internos e externos das casas, e para o revestimento de paredes. O acabamento pode ser liso e brilhante, fosco e irregular, em sua forma natural, com ou sem esmalte. Há vários modelos disponíveis, inclusive com efeitos pontilhados, imitando pedras, madeira, jeans e até fibra natural, para dar um ar mais rústico ao cômodo.
Desvantagem: As peças maiores, com mais de um metro de comprimento, devem ser manuseadas com muito cuidado, porque o prejuízo é maior se quebrarem. Além disso, essas peças costumam ser mais caras.
Data: 09/02/2019