Material de Construção

Material de Construção Votorantim Pedra Votorantim Churrasqueiras Votorantim Ferro Votorantim



Areia Votorantim Tijolos Votorantim Loja de Material de Construção em Votorantim



Material de Construção Votorantim Pedra Votorantim Churrasqueiras Votorantim Ferro Votorantim



Areia Votorantim Tijolos Votorantim Loja de Material de Construção em Votorantim



Ferramentas Manuais Utilizadas em Reparos e Reformas


Ferramentas Manuais Utilizadas em Reparos e Reformas Areia Votorantim Tijolos Votorantim Loja de Material de Construção em Votorantim

Para fazer pequenos consertos ou instalações elétricas e hidráulicas em casa ou no escritório e até mesmo montagem e desmontagem de móveis, é necessário trabalhar com ferramentas apropriadas para executar o serviço com melhor qualidade.

 

As ferramentas manuais são usadas como extensão da mão do homem, a fim de facilitar as tarefas executadas, diminuindo a força empregada, o tempo gasto e protegendo dos riscos de acidentes. Também são exaustivamente utilizadas nos famosos serviços de ‘marido de aluguel’, para realizar pequenos reparos e manutenção em residências.

 

Elas são utilizadas em todos os lugares, desde as oficinas, fábricas e até mesmo no lar, para a realização de pequenos consertos e algumas tarefas mais simples. Atualmente o uso destas ferramentas é quase imprescindível.

 

Na compra é necessário atentar-se à procedência e qualidade das mesmas para que não causem acidentes. É recomendável também o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos de proteção e luvas, que garantem o mínimo de riscos de acidentes.

 

 

Abaixo é possível conhecer os principais tipos de ferramentais manuais mais utilizados:

 

Chave phillips – Também conhecida como chave de fenda cruzada, é utilizada no aperto de parafusos com a cabeça de estrela.

 

Chave de fenda – Ela é utilizada em pequenos reparos ou aperto de parafusos.

 

Chave allen – São chaves para parafusos com sextavado interno. Com o perfil do corpo em “l”, possibilitando o efeito alavanca durante o aperto ou desaperto de parafusos.

 

Chave torx– É desenvolvida para serviços com parafusos “torx”, que são muito utilizados em automóveis. Com seu formato parecido com uma estrela, possuem seis pontos de apoio para o aperto ou desaperto do parafuso.

 

Chave de boca – Serve para apertar porca e parafusos de cabeça sextavada.

 

Alicates – É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário no objeto desejado.

 

Martelos – É utilizada para golpear objetos. Ela possui o uso variado, indo desde a medicina, carpintaria e indústria pesada.

 

Serras e serrotes – Destinados principalmente para o corte de madeiras. Existem também no mercado modelos específicos para corte e poda de galhos. Para corte de diferentes materiais, é necessário observar o tipo, afiação e travamento dos dentes que facilitarão o processo de corte.

 

Formões – Servem para cortar e entalhar em madeira, com o auxilio do martelo. Depois de usado, deve ser guardado em local seco, para não danificar o cabo de madeira e a lâmina de aço, que deve ser mantida sempre afiada.

 

Tesouras – Existem diversos tipos de tesouras. São utilizadas desde corte de ferros de construções, vergalhões, cabos até manutenção e montagem de peças.

 

Estiletes e Lâminas – São instrumentos de cortes, muito utilizado para artesanato, construções, reformas e acabamentos.  Requer habilidade e firmeza em seu manuseio para que não se torne um aliado perigoso.



Data: 11/02/2019




Compartilhar: